O PPP Brasil foi ao “ar” em 17 de maio de 2011, depois de alguns meses de preparação. Foram 7 anos de existência.
O portal permitiu que muitas pessoas tivessem acesso às informações básicas sobre as PPPs e as concessões, assim como permitiu que formadores de opinião pudessem se expressar e apresentar suas opiniões sobre dezenas de temas relevantes. Foram aproximadamente 1.500 notícias e artigos publicados.
Rafael Garofano
Julio Viana
A urbanização desordenada na grande maioria das cidades brasileiras tem aumentado os problemas relacionados à infraestrutura. A escassez orçamentária e o aumento da demanda pelo acesso a bens e serviços públicos de qualidade proporcionam um desafio à gestão pública municipal no que diz respeito às estratégias inovadoras para o financiamento das infraestruturas municipais. É nesse contexto que o “crowdfunding”, combinado com modalidades de financiamento convencionais, aparece como alternativa para o financiamento de infraestruturas nas cidades.
O Governo Federal está estudando uma medida provisória para estruturar a concessão da conservação e manutenção de rodovias. Haveria cobrança de pedágio, e a criação de um fundo de equalização para, na prática, viabilizar um subsídio cruzado entre vias superavitárias e deficitárias. Ademais, já se noticiou que o Tesouro Nacional faria um aporte a este fundo equalizador.
O Valor Econômico publicou várias matérias em abril com menções às parcerias público-privadas (PPPs) no contexto das colaborações premiadas de antigos funcionários do grupo Odebrecht.