O Secretário de Projetos e Captação de Recursos de Uberaba, Glauber Faquineli Fernandes, é um dos palestrantes confirmados do PPP Summit 2015, que será realizado na cidade de São Paulo nos dias 19 e 20 de maio.
O Secretário é o responsável pela pauta das parcerias público-privadas (PPP) no Município e sua palestra terá como foco a experiência recente de Uberaba com seu programa de PPPs. Segundo o Secretário, os maiores desafios para as PPPs municipais nos próximos anos são: preparação de equipe interna capacitada; constituição de garantias; e limitação do percentual de 5% da Receita Corrente Líquida para comprometer com contratos de PPP.
O Município vem analisando diversos projetos de PPP ao mesmo tempo, nas áreas de saúde, educação, aeroporto, prédios públicos, terminal rodoviário, resíduos sólidos e iluminação pública, o que gera dúvidas no mercado sobre quais dos projetos de fato concluirão a fase de licitação até o fim de 2016. Sua palestra no PPP Summit 2015 terá também a finalidade de mitigar tais percepções e sinalizar os planos do Município na reta final do mandato.
Segundo o Secretário, as dificuldades enfrentadas pelas empresas líderes da indústria da construção no Brasil geram impactos negativos na condução dos programas de PPPs Municipais no curto prazo, em função de certa "inércia" na evolução dos estudos de viabilidade solicitados via Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e em função de que novas empresas interessadas em PPPs precisam de um tempo maior para entenderem melhor o modelo de contratação.
Já há outros palestrantes confirmados no PPP Summit 2015: Fernando Lohmann (Managing Director do Macquarie Infrastructure and Real Assets); Rogério de Faria Princhak (Coordenador da Rede Intergovernamental de PPP); José Carlos Martins (Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil - CBIC); Nelson Fontes Siffert Filho (Superintendente de Infraestrutura do BNDES); e Cristiano Tatsch (Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Sul).
Os interessados já podem realizar suas inscrições.