O Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), divulgou as minutas de edital, contrato e anexos da parceria público-privada (PPP) do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador.
O projeto prevê a implantação de um Sistema de Veículo Leve sobre Trilhos - VLT entre a Parada Comércio e a Parada São Luís de Paripe, numa extensão aproximada de 18,5 km.
Os principais objetivos do projeto são: (i) implantar um novo trecho de corredor ferroviário por VLT, ligando o Centro Antigo a partir do Bairro do Comércio, nas proximidades do Elevador Lacerda e do Mercado Modelo até a Parada da Calçada; (ii) no trecho do trem hoje em operação, obsoleto e degradado, entre as Paradas Calçada e Paripe, requalificar a via permanente, passando para a bitola Internacional 1.435mm, implantando todos os sistemas necessários; e (iii) entre as Paradas Paripe e São Luís, re-implantar pelo corredor ferroviário, antes existente e atualmente desativado, o novo sistema em VLT, assim como construir a Parada São Luís.
O prazo de vigência da concessão patrocinada é de 30 anos.
Os interessados em enviar críticas, sugestões e dúvidas sobre as minutas apresentadas pela SEDUR poderão fazê-las por e-mail até o dia 20 de janeiro.