O Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Casa Civil, publicou o edital de concorrência para a "concessão administrativa da gestão, operação e manutenção do Estádio Mário Filho (Maracanã) e do Ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), cumulada com obras incidentais".
A apresentação da proposta será no dia 11 de abril e o licitante vencedor será aquele que apresentar a melhor proposta em razão da menor contraprestação pública e da melhor técnica, de acordo com os pesos estabelecidos no edital.
A valor estimado do investimento que deverá ser realizado pela futura concessionária é de R$ 594.162.148,71 (quinhentos e noventa e quatro milhões, cento e sessenta e dois mil, cento e quarenta e oito reais e setenta e um centavos). O prazo do contrato é de 35 (trinta e cinco) anos.
O valor de outorga da concessão, a ser proposto pelos licitantes, não poderá ser inferior a R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais) por ano.
O projeto foi estruturado por intermédio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e, durante a fase de consulta pública, foi críticado por vereadores, Ministério Público, entre outros.