A consultoria EC Harrys publicou um ranking de países em que compara seus respectivos níveis de atratividade para investimentos privados em transportes. O estudo, denominado “Investment in Transport Infrastructure”, analisou a situação de 17 países com base em critérios como estabilidade política e econômica nos setores de transportes; incentivos do poder público; e mecanismos para a utilização de financiamento privado.
Segundo o estudo, países emergentes como Brasil, Índia e Rússia, a despeito de planejarem pretensiosos programas de investimento em infraestrutura, apresentam incertezas do ponto de vista fiscal, político e operacional, que impactam negativamente a percepção de atratividade dos investidores sobre tais mercados.
Particularmente sobre o Brasil, o estudo apresenta a seguinte visão: “menos atrativo do que a China, mas mais seguro do que a Índia e a Rússia – apresenta regime robusto para PPP, o que pode contribuir para decisões de investimento futuras em ferrovias e rodovias”.