A União divulgou hoje a parte referente aos aeroportos do Programa de Investimentos em Logística. Os focos do anúncio são as concessões de mais dois aeroportos federais para a iniciativa privada e o desenvolvimento da aviação regional.
Em agosto, houve a divulgação dos investimentos em rodovias e ferrovias e, no começo de dezembro, a divulgação dos investimentos em portos.
Foi anunciado um plano de investimentos de R$ 11,4 bilhões vinculado às futuras concessões dos aeroportos de Galeão (RJ) e Confins (MG). Os editais serão publicados em agosto de 2013, segundo o cronograma divulgado pelo governo federal.
Além das concessões dos aeroportos mencionados acima, foram anunciadas medidas que pretendem desenvolver a infraestrutura aeroportuária necessária para a aviação regional. A União ficará responsável pelos investimentos, mas há a possibilidade de que sejam utilizadas as concessões administrativas para a realização dos investimentos.
Segundo informado pelo Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, a União manterá as parcerias com Estados e Municípios no que diz respeito à manutenção e gestão dos aeroportos que atendem o mercado de aviação regional.