Uma lei recentemente aprovada pelo Legislativo do Estado de Illinois, ainda pendente de sanção por parte do Governador do Estado norte-americano, constituiu uma comissão que será responsável, entre outras funções, por analisar eventual PPP para trem de alta velocidade naquele Estado.
A lei prevê a criação de uma comissão composta por 20 integrantes, a serem apontados pelo Governador do Estado, sendo que 12 membros devem ser provenientes do setor privado e 8 membros, do setor público.
A comissão terá que preparar e publicar um relatório a respeito do melhor modo de estruturação de um PPP envolvendo a definição do projeto, construção, operação, manutenção e financiamento de um trem de alta velocidade para Illinois e o Meio-Oeste. O relatório deverá incluir recomendações legislativas e regulamentares específicas que se fizerem necessárias, assim como fontes de financiamento para o trem de alta velocidade, incluindo fontes privadas e títulos vinculados ao projeto. O relatório também deverá abordar a integração com outros sistemas de transportes, como ferrovias existentes, aeroportos e rodovias.