O Estado do Paraná, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Ambiental do Paraná, avalia a concessão de parques estaduais.
São três as Unidades de Conservação priorizadas: Parque Estadual Vila Velha; Parque Estadual Guartelá e Parque Estadual do Monge.
Os estudos de viabilidade serão obtidos via Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), publicado em dezembro de 2016. Diversas empresas e entidades foram autorizadas a realizar os estudos de viabilidade, entre elas as seguintes: Best Way Trips Agência de Viagens e Turismo Ltda.; Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda., Gtech Engenharia e Planejamento Ltda. e Junqueira Victorelli - Advocacia e Gestão Empresarial; Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS; Parquetur Participações S.A.; e Sete Soluções e Tecnologia Ambiental Ltda., Investor Consulting Partners Consultoria Ltda. e Tavernard Sociedade de Advogados.
O prazo para a conclusão dos estudos encerra-se em agosto e o teto de ressarcimento aos autores dos estudos eventualmente aproveitados pelo Estado é de R$ 2,4 milhões.