O Estado do Paraná publicou Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) cujo objeto é o Sistema Regional de Transporte Ferroviário de Passageiros, compreendido entre Londrina e Maringá.
O PMI foi publicado em outubro e o prazo para o cadastramento dos interessados em desenvolver os estudos de viabilidade do projeto encerra-se no dia 19 de novembro.
As empresas autorizadas terão 330 dias para apresentar os estudos de viabilidade solicitados, a saber: consolidação de estudo já desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina; estudos topográficos, geomecânicos, hidrológicos e ambientais; e projeto básico.
Segundo o Estado do Paraná, o novo meio de transporte será fator indutor do desenvolvimento regional ao possibilitar a ampliação do mercado de trabalho e educacional, com impactos na renda e na qualidade de vida da região.
Os interessados no cadastramento deverão demonstrar a experiência na realização de estudos, levantamentos ou investigações similares ao objeto do PMI. O valor máximo do eventual ressarcimento aos estudos aproveitados é de R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais).