O Estado de Santa Catarina recebeu 12 (doze) propostas de pessoa física e empresas durante a primeira fase do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) cujo objeto é "a requalificação e implantação de obras estruturantes visando à melhoria do sistema de transporte, de mobilidade urbana e de acesso à região insular de Florianópolis, a partir da BR-101".
O procedimento teve início com a Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) apresentada pela Queiroz Galvão em meados de abril. Naquela ocasião, a proposta preliminar da empresa envolvia a construção de um túnel que ligaria a Ilha de Santa Catarina ao continente.
Com objetivo de receber outras ideias sobre a melhor solução para um dos principais problemas de mobilidade em Florianópolis, o Estado publicou o Aviso nº 001/2012, em 25 de maio.
Na primeira fase, foram apresentadas 6 (seis) soluções: pontes, túneis, veículos leves sobre trilhos e veículos leves sobre pneus, barcaças, ferry boats e até um túnel submerso sustentado por ilhas flutuante. Segundo relatório preliminar publicado pelo Estado, as seguintes empresas apresentaram contribuições:
Com base nas informações recebidas, o Estado preparará uma termo de referência para que, então, seja aberta a oportunidade para que empresas interessadas, mesmo aquelas que não participaram da primeira fase, possam desenvolver os estudos de viabilidade completos.
A previsão para a publicação do termo de referência para a segunda fase do PMI é 22 de setembro.