A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou o processo de contratação de consultores que serão responsáveis pelos estudos de viabilidade dos serviços de transporte ferroviário de passageiros e de cargas entre Brasília-Anápolis-Goiânia.
O prazo para a prestação dos serviços é de 12 meses começando em fevereiro de 2013. Os serviços de consultoria envolverão os estudos de viabilidade técnica, econômica e socioambiental (EVTEA) necessários à outorga da exploração do serviço público de transporte ferroviário regular de passageiros e de cargas no trecho Brasília-DF, Anápolis e Goiânia-GO.
Os serviços incluem a preparação de um estudo de viabilidade para implantação de uma nova infraestrutura ferroviária que será necessária para a prestação dos serviços. Compreende o diagnóstico da situação atual do transporte entre as duas cidades e a integração com o Corredor Ferroviário Norte-Sul (fluxos de tráfego, condição de transporte por modal, etc.); o estabelecimento de cenários de evolução da demanda frente à oferta atual e prevista de transporte; estudos preliminares técnicos e econômicos, bem como estudos de impactos sócio-ambientais da nova ligação ferroviária; estudo financeiro, operacional, jurídico, institucional e normativo visando estabelecer a viabilidade da outorga da exploração do serviço público de transporte ferroviário regular de passageiros e de cargas.