O Estado do Paraná anunciou a realização de reunião pública de esclarecimentos sobre a concessão do Sistema Regional de Transporte Ferroviário de Passageiros, compreendido entre Londrina e Maringá ("Trem Pé Vermelho").
O Estado publicou em outubro o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para obter os estudos de viabilidade do projeto. O prazo para o cadastramento dos interessados encerrava-se no dia 19 de novembro, mas foi prorrogado para 19 de janeiro de 2016.
A reunião pública de esclarecimentos sobre o projeto ocorrerá em 15 de dezembro, às 10h, no Auditório Mário Lobo, situado no andar térreo do Palácio das Araucárias, na Rua Jacy Loureiro de Campos, s/nº, Centro Cívico, Curitiba, Paraná.
As empresas autorizadas terão 330 dias para apresentar os estudos de viabilidade solicitados, a saber: consolidação de estudo já desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina; estudos topográficos, geomecânicos, hidrológicos e ambientais; e projeto básico.
Segundo o Estado do Paraná, o novo meio de transporte será fator indutor do desenvolvimento regional ao possibilitar a ampliação do mercado de trabalho e educacional, com impactos na renda e na qualidade de vida da região.
Os interessados no cadastramento deverão demonstrar a experiência na realização de estudos, levantamentos ou investigações similares ao objeto do PMI. O valor máximo do eventual ressarcimento aos estudos aproveitados é de R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais).