Uma das parcerias público-privadas (PPPs) de mobilidade do Estado de São Paulo, cujo objeto é a implantação e operação do Sistema Integrado Metropolitano da Região Metropolitana da Baixada Santista (SIM da RMBS), ganhou o prêmio UITP Awards 2017.
A premiação bianual dedica-se ao reconhecimento de projetos de mobilidade inovadores, replicáveis e ambiciosos, que colocam o transporte público como centro do desenvolvimento urbano.
A PPP do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Baixada Santista foi celebrada em junho de 2015 pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. com a concessionária BR Mobilidade Baixada Santista S.A., sendo que o valor do contrato é de R$ 1,1 bilhão e o seu prazo de vigência é de 20 anos.
A concessão patrocinada foi premiada na categoria "Smart financing and business models", tendo chamado a atenção dos responsáveis pela premiação por se tratar de um contrato público-privado de longo prazo para a implantação integral de sistema de transporte público regional envolvendo, ao mesmo tempo, ônibus e VLT, assim como por se tratar de exemplo de financiamento privado de projeto de transporte público.