A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou dois novos procedimentos de Tomada de Subsídio para a discussão "dos estudos preliminares" dos trechos ferroviários compreendidos entre Estrela d Oeste (SP)/Panorama (SP)/Dourados (MS) e entre Lucas do Rio Verde (MT)/Campinorte (GO).
Tratam-se de trechos que compõem o Programa de Investimentos em Logística, divulgado pelo governo federal em agosto de 2012. Inicialmente os projetos seriam contratados como concessões administrativas, mas a modalidade contratual que prevaleceu foi a concessão tradicional.
Os comentários e as críticas sobre os estudos preliminares poderão ser enviados até o dia 16 de maio (no caso da Tomada de Subsídio nº 006/2013) e até o dia 24 de maio (no caso da Tomada de Subsídio nº 007/2013).
Os estudos preliminares não contemplam as minutas de edital, de contrato e os estudos econômico-financeiros, tendo como foco apenas os tópicos de engenharia (ao contrário da Tomada de Subsídio sobre o trecho entre Açailândia, no Estado do Maranhão, e Porto de Vila do Conde, no Estado do Pará, que apresentaram estudos completos).