O Município do Rio de Janeiro iniciou a consulta pública do edital de PPP cujo objetivo é a "concessão patrocinada para a prestação dos Serviços, incluindo a realização dos Fornecimentos, visando à implantação, operação e manutenção de sistema de Veículos Leves sobre Trilhos – VLT e serviços complementares de transporte de passageiros na região portuária e central do Rio de Janeiro".
A consulta pública encerra-se no dia 9 de agosto e os comentários poderão ser enviados por e-mail.
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que circulará no Centro e na Região Portuária, ligará toda a área por seis linhas e 42 estações, em 30 Km de vias. O projeto fortalece o conceito de transporte público integrado, que conecta estações de metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais e aeroporto. A previsão é de que primeira etapa de instalação do VLT seja concluída em 2014, com duas linhas em funcionamento. As outras quatro entram em operação até 2016. A implantação do novo meio de transporte tem custo avaliado em R$ 1,1 bilhão.
O prazo do contrato é de 30 (trinta) anos e o modelo de negócio da concessão prevê que a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP) será sócia minoritária da licitante vencedora.